Acadêmicos participam de inauguração da renovada Estação Saudade

Acadêmicos participam de inauguração da renovada Estação Saudade

postado em: Notícias | 0

Componentes da Academia Paranaense de Letras, a começar pelo acadêmico Darci Piana, presidente do Sistema Fecomercio PR e vice-governador do Estado, o presidente da APL, Ernani Buchmann, e Adélia Maria Woellner, Guido Viaro, Luci Collin, Ney José de Freitas e Nilson Monteiro, estiveram, neste dia 16, presentes à inauguração da Estação Saudade, que passou por primorosa restauração, em Ponta Grossa.

À maneira de outros locais revitalizados e destinados às artes, como o Paço da Liberdade, em Curitiba, e o Cadeião Cultural, em Londrina, a estação ferroviária, que fora construída há mais de um século e estava abandonada, é parte de um “trabalho essencial às atividades culturais, ao respeito das manifestações de todas as formas e gêneros, como a literatura, as artes plásticas, o cinema, o teatro…”, discursou Buchmann, em nome da Academia.

Por sua vez, Piana ressaltou a importância da Academia de Letras dos Campos Gerais para o uso do local e destacou a preocupação da entidade que preside, Fecomercio PR, com o viés cultural, anunciando a entrega em meados de 2020 de um teatro em Bela Vista do Paraíso. Em forma do avião XIV BIS, este teatro foi o primeiro a ser construído no interior do Paraná e encontrava-se abandonado.

No mesmo evento, foi lançado o livro “No tempo do trem”, do escritor Miguel Sanches Neto, atualmente reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Foto: Bruno Tadashi

Deixe uma resposta