APL e Biblioteca Pública lançam obra de Ernani Reichmann

APL e Biblioteca Pública lançam obra de Ernani Reichmann

postado em: Notícias | 0

A Academia Paranaense de Letras (APL), em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná (BPP), lança nesta quarta-feira, 12 de dezembro, “A noite do absoluto”, livro de Ernani Reichmann. O evento terá entrada franca e acontece a partir das 17 horas, na Biblioteca, com a participação de familiares de Reichmann e integrantes da APL.

Esta nova edição traz o texto publicado originalmente em 1978, incluindo dois conteúdos inéditos: a apresentação assinada por Ernani Buchmann, presidente da APL, e o prefácio de Guido Viaro, escritor e ocupante da Cadeira 14 da instituição.

Estudioso da obra do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard (1813-1855), Ernani Reichmann (1920-1984) lecionou na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Autor de mais de 50 títulos, a obra que será relançada é apontada pela crítica como um dos pontos altos da produção do intelectual gaúcho que se radicou em Curitiba. Neste texto, Reichmann utiliza heterônimos, entre os quais Sorte Peer, van der Lubbe e van Neutgen, para — por meio de uma narrativa literária — discutir a obra de Kierkegaard e aspectos da condição humana, especialmente a morte, mencionada de maneira indireta no título.

De acordo com o presidente da APL, Ernani Buchmann, a produção intelectual de Reichmann é relevante, porém pouco conhecida entre as novas gerações e precisa de visibilidade. “Daí a necessidade de reeditar ‘A noite do absoluto’, importante parceria entre a Biblioteca Pública e a Academia Paranaense de Letras”, diz Buchmann, acrescentando que esta publicação faz parte de um projeto da APL de colocar em circulação títulos de autores paranaenses, nascidos ou radicados no Estado.

 

Serviço:

Lançamento: “A noite do absoluto”.

Data: 12 de dezembro.

Horário: 17 horas.

Local: Biblioteca Pública do Paraná, Rua Cândido Lopes,133, Centro, Curitiba-PR.

 

 

Deixe uma resposta