APL perde um de seus membros

APL perde um de seus membros

postado em: Notícias | 0

Faleceu ontem, domingo, dia 29, em Curitiba, e será sepultado nesta segunda, dia 30, em São José dos Pinhais, Clemente Ivo Juliatto. Prestes a completar 82 anos, ele ocupava a cadeira número 17 da Academia Paranaense de Letras, da qual era membro desde 2001.

Irmão Clemente, como era conhecido, filho de Ulisses Juliatto e Maria Bassa Juliatto, nascido em São José dos Pinhais, era Reitor Emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), à qual dedicou 39 anos de sua vida.

Ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba em 2000 e, em 2003, o de Vulto Emérito de São José dos Pinhais. Em 2005, foi eleito para o terceiro mandato de reitor da PUCPR, cumprindo-o até 2013.

O atual reitor da PUCPR, Irmão Rogério Mateucci, decretou luto oficial de três dias e suspendeu as aulas desta segunda-feira (30) para todos os estudantes, de todos os cursos e modalidades.

Irmão Clemente, um dos mais ilustres intelectuais do Paraná, formou-se em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi professor nos colégios maristas de São Paulo, Ribeirão Preto, Franca e Uberaba, além de diretor-geral do Colégio Marista de Londrina. Atuou como professor convidado no mestrado em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina e no mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Escreveu inúmeras obras, a maioria dedicada à Educação e havia terminado, no ano passado, um livro autobiográfico, cujo prefácio encomendara a uma de suas confreiras na Academia Paranaense de Letras, Adélia Maria Woellner.

Após a realização da Missa da Esperança Cristã, às 9h30 desta segunda (30), ocorrerá o sepultamento no Cemitério Pedro Fuss, na Rodovia BR-376, Bairro Ouro Fino, em São José dos Pinhais, PR.

 

 

Foto: arquivo pessoal

Deixe uma resposta