Buchmann condena o obscurantismo

Buchmann condena o obscurantismo

postado em: Notícias | 0

O presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann, na reunião mensal da entidade, no último dia 8, fez uma reflexão junto aos acadêmicos e condenou “a realidade dramática, contrária à liberdade das manifestações, que nosso país voltou a viver em pleno século XXI”.

Buchmann frisou que “a área cultural sofre com cortes de todo gênero, profissões de cunho humanístico são estigmatizadas, espaços artísticos são inviabilizados e o debate de ideias descamba para a grosseria”.

Ele lembrou que há cinco séculos as ideias iluministas fizeram descortinar um novo horizonte, no qual se valorizava o livre pensar.

“Os ideais de Montesquieu, Rousseau e outros foram responsáveis pelo desenvolvimento literário, artístico, educacional, científico e político em todo o planeta”, recordou, frisando que aos acadêmicos e outros intelectuais, como integrantes desse mundo desvendado pelos iluministas, resta a resistência. “É preciso que estejamos atentos e mobilizados, em nome do saber e da liberdade de pensamento”, disse ele.

 

Foto: Arriete Rangel

Deixe uma resposta