Nasceu em Curitiba no dia 14 de janeiro de 1871, na an­tiga Chácara de Nhá Laura, local onde hoje se encontra o Colégio Estadual do Paraná. Seu pai, o desembargador Agostinho Ermelino de Leão, construíra nas redondezas uma capela e a consagrou a Nossa Senhora da Glória. De­vido a essa capela, o bairro passou mais tarde a chamar-se Alto da Glória. A família mudou-se para Salvador e lá, no Convento da Graça, Ermelino teve a oportunidade de se dedicar a assuntos históricos, vendo despertada em si essa quase natural vocação. Depois, cursou a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo, formando-se em 1893.

De volta a Curitiba, casou-se com Deocleciana Augusta da Rocha, de família antoninen­se, iniciando sua carreira como promotor público, em Palmeira. Logo, no entanto, pas­sou a dedicar-se ao comércio de erva-mate, como toda sua família. Sobrou-lhe, então, mais tempo em Curitiba, o que o fez atender aos próprios anseios, dirigindo o Arquivo Público do Paraná e o Museu Paranaense, fundado por seu pai e pelo Dr. Muricy.

Ermelino dedicou-se também ao jornalismo; mostras dessa atividade estão esparsas em diversos periódicos, quase sempre atacando com mestria assuntos de cunho his­tórico. Fundador e membro do Centro de Letras do Paraná e da antiga Academia de Letras, fundou também o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Sua obra de vulto é o Dicionário Histórico e Geográfico do Paraná, que publicou com o maior dos sacrifícios.

No fim da vida, embora pronto o trabalho, sentiu que não concluiria a publicação dos fascículos e pediu ajuda a Francisco Negrão, autor da Genealogia Paranaense. Este foi quem, após a morte do amigo, promoveu o encaminhamento conclusivo ao notável trabalho. Faleceu em Curitiba, em 27 de fevereiro de 1932.

Com o nascimento da Academia Paranaense de Letras, em 1936, logo foi lembrado para patrono da Cadeira n.º 10. Mas, na organização da base acadêmica, ficou como fundador. Telêmaco Borba, mais velho que ele em idade, como patrono. (WB)

Patrono: Telêmaco Augusto Enéas Morocines Borba (1840-1918)
1.º Ocupante: Francisco de Paula Dias Negrão (1871-1937)
2.º Ocupante: Arthur Martins Franco (1876-1979)
3.º Ocupante: Ruy Christovam Wachowicz (1939-2000)
4.º Ocupante: Raymundo Maximiano Negrão Torres (1925-2006)
5.º Ocupante: Flora Munhoz da Rocha (1911-2014)
6.º Ocupante: Flávio José Arns (1950)