Nasceu em Curitiba no dia 12 de janeiro de 1883, filho do político Generoso Marques dos Santos e de Anna Joaqui­na de Paula Santos. Feitos os estudos básicos em escolas curitibanas, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1906.

Anos após, foi nomeado oficial de gabinete de Alencar Guimarães, então presidente em exercício do Estado, mantendo-se no cargo no governo seguinte, o de Xavier da Silva. Em novembro de 1908 foi nomeado promotor público da Comarca de Palmeira. Posteriormente, exer­ceu as mesmas funções em São José dos Pinhais e Curitiba. Em 1916, foi alçado a titu­lar da Secretaria do Interior e Justiça. Graças à operosidade da sua administração, foi lembrado para suceder ao presidente Affonso Camargo. As articulações nesse sentido estiveram bem adiantadas, mas à última hora Affonso Camargo inclinou-se pelo nome de Caetano Munhoz da Rocha. Essa decisão, que contrariava acordos celebrados, deu motivo ao rompimento de Generoso Marques com Affonso. Os detalhes dessas de­marches estão bem descritos no livro Bastidores Políticos, de autoria de Ottoni Maciel, testemunha ocular daquele acontecimento (edição de 1925).

Enéas Marques, desiludido, abandonou a política, retirando-se para a sua cátedra na Faculdade de Direito, onde exerceu igualmente o cargo de diretor.

Ainda, segundo o depoimento de Ottoni Maciel: “Enéas Marques foi para o ostracismo e nele se tem mantido com nobreza e altivez. Conheceu cedo a ingratidão dos homens e as pérfidas ciladas dos políticos. É um espírito brilhante e caráter belíssimo. Filho ilustre do senador Generoso Marques, trouxe do berço o espírito iluminado da política. Era forçoso que pagasse o seu tributo. Não escapou às seduções perigosas, provou-lhe o mel enganador e a doçura do seu seio, mas bem cedo teve que tragar o absinto amargo de promessas mendazes e traiçoeiras.”

Faleceu em Curitiba no dia 14 de outubro de 1961. É considerado fundador da APL. (TV)

Patrono: Generoso Marques dos Santos (1844-1928)
1.º Ocupante: Manoel de Oliveira Franco Sobrinho (1916-2002)
2.º Ocupante: Rui Cavallin Pinto (1929)