Curitibano, nascido em 10 de setembro de 1879, após realizar seus estudos primários e secundários em colé­gios locais, frequentou o Conservatório Livre de Darbili, no Rio de Janeiro. Dotado de excepcional inteligência e criatividade, logo se identificou com a parte teórica da música, agindo como verdadeiro reformador da grafia musical, por meio dos trabalhos Pauta Sintética e Pauta Sinfônica. Sua obra culminou com o lançamento do livro Sonometria e Música, em quatro volumes, publicados entre 1933 e 1936, obra-prima da sua genialidade musi­cal, única no gênero no país, ainda que parte dela continue inédita.

Professor, funcionário da Fazenda Federal, musicista de renome, compositor, poeta, prosador, revistógrafo, conferencista, foi um dos fundadores do Círculo de Estudos Bandeirantes, além de membro do Centro de Letras do Paraná. Injustiçado, não com­preendido por seus contemporâneos, representou um marco glorioso dentro do pano­rama cultural e artístico paranaenses.

Em suas obras, destacam-se comédias como Erros do Coração, Lição de Amiga, O Ho­mem de Saias (1932) e O Voto Feminino (1928), estas duas últimas encenadas pela Sociedade Teatral Renascença.

Colaborou na imprensa curitibana, inclusive sob o pseudônimo de Jack-Lino, com deliciosos contos estampados nas páginas do Correio dos Ferroviários. Compositor, contam-se às centenas suas barcarolas, mazurcas, marchas, xotes, tangos e polcas, com letras de renomados poetas conterrâneos. Suas operetas, O Marumbi, A Vovo­zinha (libreto de Emiliano Perneta), A Pequena Cantora (libreto de Leôncio Correia) e Rosa Vermelha (libreto de José Gelbecke), fizeram sucesso em suas apresentações em palcos curitibanos.

Aos 77 anos de idade, faleceu em Curitiba, em 9 de julho de 1956, deixando viúva Dona Maria Luísa e dez filhos. O Centro de Letras reverenciou sua memória na oração de seu filho, também centrista e acadêmico, Benedito Nicolau dos Santos Filho, legíti­mo sucessor da obra intelectual do pai. (WB)

Patrono: Brasílio Itiberê da Cunha (1846-1913)
Fundador: Paulo Ildephonso d’Assumpção (1868-1928)
2.º Ocupante: Bento João d’Albuquerque Mossurunga (1879-1970)
3.º Ocupante: Benedito Nicolau dos Santos Filho (1914-1987)
4.º Ocupante: Alceo Ariosto Bocchino (1918-2013)
5.º Ocupante: Paulo Sérgio da Graça Torres Pereira