Clotilde de Lourdes Branco Germiniani nasceu em Itaqui (RS), em 15 de janeiro de 1938, filha de Manoel Lourenço Branco e Maria de Lourdes Branco. Radicada em Curitiba desde a infân­cia. Casada com Hélio Germiniani e mãe de Francisco Manoel Branco Germiniani, ambos médicos.

Cursou o primário na Escola de Aplicação da Escola Normal de Curitiba e no Grupo Escolar Professor Cleto, o ginasial no Instituto de Educação e o científico no Colégio Estadual do Paraná. Diplomada em Veterinária pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná (1959). Doutora em Bioquímica, livre-docente e catedrática de Fisiologia da UFPR. Foi a primeira mulher catedrática em um Curso de Medicina Vete­rinária no Brasil e a pessoa mais jovem a assumir uma cátedra no país (aos 28 anos). Na UFPR manteve atividades didáticas e de pesquisa, envolvendo alunos de graduação e de pós-graduação.

Fez cursos de língua e de literatura francesa e inglesa na Aliança Francesa e na Cultura Inglesa, sendo diplomada pelas Universidades de Nancy e de Cambridge.

Fez estágios no Instituto de Microbiologia da UFRJ e na Fisiologia Veterinária da USP. Realizou seu pós-doutorado na França (1968/1969), desenvolvendo programa de es­tudos nas Faculdades de Medicina e de Ciências de Paris, no Hospital Pitié-Salpêtrière e nas Escolas Nacionais Veterinárias de Lyon, de Toulouse e de Alfort. Foi professora convidada do British Council, com visitas científicas em Londres, Cambridge e Edim­burgh (fevereiro/1969). Foi coordenadora de pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR e presidiu o Conselho de Curadores. Foi fundadora e diretora da Pró-Música de Curitiba. Membro do Conselho Diretor da Aliança Francesa de Curitiba, Centro de Letras do Paraná, Centro Paranaense Feminino de Cultura, Instituto Históri­co e Geográfico do Paraná, Academia de Cultura de Curitiba e fundadora da Sociedade Brasileira de História da Medicina.

É a única representante do Paraná na Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Membro correspondente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Lyon e da Aca­demia Pernambucana de Medicina Veterinária, bem como, dos Institutos Históricos de São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Norte. Publicou trabalhos em revistas científi­cas nacionais e estrangeiras. Entre outras homenagens, recebeu a Medalha Fernando Amaro, da Câmara Municipal de Curitiba. Foi eleita para a APL em 8 de outubro de 2009, com posse em 27 de outubro de 2010, saudada por René Dotti, no Clube Curiti­bano. Na mesma solenidade, os Correios lançaram selo comemorativo ao centenário de nascimento de seu pai, o também professor de Medicina Veterinária Manoel Lou­renço Branco. (EB)

Patrono: Ismael Alves Pereira Martins (1876-1926)
Fundador: Vicente Montepoliciano Nascimento Júnior (1880-1958)
1.º Ocupante: José Augusto Gumy (1889-1970)
2.º Ocupante: Dario Nogueira dos Santos (1899-1980)
3.º Ocupante: Pompília Lopes dos Santos (1900-1993)
4.º Ocupante: Hellê Vellozo Fernandes (1925-2008)
6.º Ocupante: José Pio Martins (1951)