Nascido em Curitiba em 7 de novembro de 1905, professor, catedrático de Direito, escritor e tribuno, um dos fundado­res do Círculo de Estudos Bandeirantes. Desde os bancos escolares aprimorou o gosto pelas letras, como fundador do Grêmio Literário São Luís e como sócio do Centro Aca­dêmico de Direito.

Trabalhador infatigável, a espalhar pe­las revistas acadêmicas e técnicas de Direito os frutos de seus estudos e observações, pouco e pouco seu organismo, com aquela palidez de vegetal sem sol, passou a sentir os efeitos de tanta dedicação. Corpo frágil, atormentado por sofrimentos físicos que o acompanharam desde a infância, ascendeu, em curto prazo, de simples promotor pú­blico do interior do Estado às culminâncias da cátedra de Direito Internacional Privado, conhecido até fora de nossas fronteiras, em correspondência ativa e permanente com notáveis mestres dessa disciplina em todo o mundo. As suas orações, as suas teses e demais trabalhos jurídicos, além do tesouro de pensamentos cristãos dos Mosaicos Marianos (1939), são o testemunho de uma existência totalmente devotada ao bem comum.

Lacerda Pinto, estudando-lhe a obra, na sessão comemorativa do passamento do sau­doso jurista, na Academia Paranaense de Letras, em 1945, frisa que o mérito maior do nosso biografado não se encontra no que ele tenha deixado escrito, mas sim nos pa­drões dignificantes da sua própria vida, “um exemplo e um estímulo para os que tiverem a ansiedade dos cimos e se dispuserem a fazer o esforço necessário para respirar o ar das alturas.”

José Farani faleceu, muito jovem, em 4 de janeiro de 1943, em São Paulo. Ainda Lacerda Pinto retrataria num soneto o colega, cuja mocidade fora um eterno calvário, cabendo aqui os tercetos finais: “Um segredo, porém, trazias na alma forte/que a morte não temia: a tua aceitação/de, em plena flor e em pleno sonho, adormecer;/de não ter um lamento e, no último transporte,/gravar a fogo a Cruz no próprio coração,/para ensinar a Vida a quem quiser viver.”

(WB)

Patrono: Aristides de Paula França (1879-1910)
Fundador: José Antônio Fernandes Cadilhe (1881-1942)
2.º Ocupante: Rosário Farani Mansur Guérios (1907-1987)
3.º Ocupante: Francisco Filipak (1924-2010)
4.º Ocupante: Cecília Vieira Helm (1937)