Filho de Antônio Filipak e de Maria Gawlak Filipak, nasceu em Araucária, em 7 de agosto de 1924. Formado em Filosofia Pura na Unisinos, de São Leopoldo (RS), em 1945, e em Letras na PUCPR, pela qual também tornou-se mestre em Letras (1984). Fez o Curso de Especialização em Língua e Cultura Polonesa pela UFPR, em convênio com a Universidade Jaguelônica de Cracóvia, Polônia, em 1997. Professor titular de Linguística, Teoria Literária, Língua e Literatura Latinas e Técnica de Comunicação nos Cursos de Letras de União da Vitória, Irati, Universidade Tuiuti e Faculdade Plácido e Silva, estas em Curitiba. Professor de Português concur­sado em 1963 no magistério público do Ensino Médio do Paraná, exerceu a profissão na Escola Normal Colegial Professora Amasília e na Escola Técnica de Comércio Cel. Davi Carneiro, em União da Vitória. Professor de Língua e Literatura Espanholas e de Filosofia no Colégio Túlio de França, em União da Vitória. Foi diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória entre 1968 a 1972, criando os Cursos de Letras e Geografia. Recebeu, em 1956, o título de 1.° Cidadão Honorário de União da Vitória.

Autor das seguintes obras: Teoria da Metáfora (tese de mestrado), 1984; Fundamen­tos da Linguagem Figurada, Antologia do Vale do Iguaçu, com Nelson A. Sicuro, 1976; Helianto Outonal (poemas), 1976; Centenário no Brasil da Família Filipak, 1980; Dicio­nário Sociolinguístico Paranaense, 2002; Glossário do Vale do Iguaçu; Vocabulário Regional de Ibiraçu (ES); Antologia Polono-Brasileira, 1998; Curitiba e Suas Variantes Toponímicas, 1999. Coautor do Calendário Cívico-Religioso Nacional, Estadual e Mu­nicipal de Curitiba, em 1982, e das publicações da Comoci-PR, Vols. I, II e III. Deixou ainda: Dicionário Regional do Contestado (PR e SC), Dicionários Toponomásticos Indí­genas do Paraná e Santa Catarina, Ensaio Sobre Tropeirismo Andino-Brasileiro e Anto­logia do Pinheiro. Ministrou cursos sobre Linguagem Figurada nos Cursos de Letras de Curitiba, Maringá, Cascavel, União da Vitória e Irati (PR); Alegre, Cachoeiro do Itape­mirim, Colatina e Linhares (ES); Caçador, Concórdia e Lages (SC); Caruaru e Garanhuns (PE); Ourinhos e São Paulo (SP); Campina Grande (PB) e Campo Grande (MS), bem como a escritores e poetas em Campos (RJ) e Vitória (ES).

Foi membro da Academia Internacional de Lexicografia de Divinópolis (MG), Academia ALACS de Irati, Academia de Letras do Vale do Iguaçu, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Centro de Letras do Paraná, Círculo de Estudos Bandeirantes e UBT, Curitiba.

Faleceu em Curitiba em 27 de março de 2010. (WB)

Patrono: Aristides de Paula França (1879-1910)
Fundador: José Antônio Fernandes Cadilhe (1881-1942)
1.º Ocupante: José Farani Mansur Guérios (1905-1943)
2.º Ocupante: Rosário Farani Mansur Guérios (1907-1987)
4.º Ocupante: Cecília Vieira Helm (1937)