Inscritos para a imortalidade

Inscritos para a imortalidade

postado em: Notícias | 0

Três autores formalizaram suas inscrições no prazo regimental para concorrer à sucessão de René Ariel Dotti na Academia Paranaense de Letras.

Por ordem alfabética, apresentaram suas candidaturas Clémerson Merlin Clève, advogado, professor, autor de compêndios jurídicos e poeta; Gilmar Aparecido Cardoso, advogado, assessor jurídico da Assembleia Legislativa do Paraná e membro da Academia Mourãoense de Letras; e Saulo Adami, escritor catarinense, radicado há dez anos no Paraná.

As inscrições, para serem validadas, serão submetidas a uma comissão encarregada de verificar a existência de obra impressa, currículo dos candidatos e fortuna crítica. Após o parecer da comissão, presidida pelo acadêmico Albino de Brito Freire e composta também por Adélia Maria Woellner e Ricardo Pasquini, as candidaturas aprovadas irão à votação pelos componentes da APL.

A Academia Paranaense de Letras, criada em 26 de setembro de 1936, segue o modelo da Academia Francesa e da Academia Brasileira de Letras, com 40 membros eleitos de forma vitalícia. No momento, são três as vagas disponíveis. Além da Cadeira n.º 3, que foi de René Dotti, estão vagas as cadeiras ocupadas ultimamente por Léo de Almeida Neves e Jeorling Cordeiro Clève.

Desde dezembro de 2019, a Academia tem sua sede no Belvedere da Praça João Cândido, no Setor Histórico da capital. A eleição para a Cadeira n.º 3 deverá acontecer na reunião mensal prevista para 13 de outubro.

Deixe uma resposta