Uma história de genocídio

Uma história de genocídio

postado em: Notícias | 1

O jornalista e escritor maringaense Laurentino Gomes, titular da Cadeira número 18 da Academia Paranaense de Letras, proferiu na entidade, neste dia 14, palestra sobre “Escravidão e Racismo”.

Outro motivo que o trouxe a Curitiba foi o lançamento do volume que encerra a trilogia sobre escravidão no Brasil, intitulado “Escravidão: da Independência à Lei Áurea”, do qual apresentou em sua palestra os resultados mais valiosos advindos de um projeto iniciado há três anos.

Intelectual, pesquisador ético e historiador destemido, ele expôs resultados e percalços de sua investigação. Acima de tudo, reconheceu a mudança de sua trajetória pessoal ao longo da pesquisa que se define por uma posição francamente oposta à tese da democracia racial branda no Brasil. Defendeu o sofrido povo negro, provando com argumentos e fatos uma história de genocídio.

Terminou sua exposição advogando a tese do investimento incontornável e justo que é necessário ser feito no Brasil em favor dos negros para que haja um futuro de igualdade efetiva em uma convivência democrática e a consequente “riqueza humana que será gerada a partir desta igualdade”. Principalmente “um futuro liberto do racismo estrutural que impede a vigência de direitos iguais a todos os brasileiros para que tenham uma vida digna”.

Sua palestra está disponível aqui no site da Academia Paranaense de Letras.

Uma resposta

  1. Majô Baptistoni

    Grande Laurentino! Suas palestras, assim como seus livros, são maravilhosos. Todos deveriam beber dessa fonte.

Deixe uma resposta