Luis Fernando Severo nasceu em Caçador (SC), em 9 de dezembro de 1957. Em Curitiba, graduou-se em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda em 1986.
É Mestre e Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná, com Estágio Doutoral na Universidade Aberta de Lisboa, e Especialista em Comunicação e Cultura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Realizou mais de quarenta filmes como diretor, roteirista e montador, vencedores de setenta prêmios nacionais e internacionais, como um dos mais destacados cineastas do Paraná.
No Festival de Gramado de 2003 seu filme Paisagem de meninos recebeu os Kikitos de Melhor Média-Metragem, Melhor Roteiro, Melhor Ator e Prêmio Especial do Júri (Direção de Arte). No mesmo festival, seu filme Visionários foi contemplado com o Prêmio de Aquisição do Canal Brasil. Esta obra recebeu também mais dez prêmios em festivais brasileiros. Foi selecionado para a Mostra Competitiva do Festival de Clermont-Ferrand, na França, o que lhe valeu elogios do jornal francês Libération e convites para outros festivais na França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha. Em 2004, Visionários recebeu o Prêmio Lions no Festival de Montecatini Terme, o segundo mais antigo da Itália.
Co-dirigiu com Marcos Jorge o longa-metragem “Corpos celestes”, premiado no Festival de Cinema de Gramado e com mais oito prêmios em festivais nacionais, além de ser selecionado para diversos festivais e mostras na Europa, Ásia e América do Norte.
Tem capítulos publicados nos livros Perspectivas luso-brasileiras de Arte e Comunicação (Vol. 1 e 2), Ciências da Comunicação 2, Narrativas: da televisão às novas linguagens e negócios, Ciência e Cultura Audiovisual e Cineastas do Paraná – Primeiros Tempos. Publicou diversos artigos em revistas científicas e em anais de congressos, simpósios e colóquios nacionais e internacionais das áreas de Artes e Comunicação.
Foi vice-presidente e conselheiro da ABD-Associação Brasileira de Documentaristas, membro do Conselho de Cinema do Ministério da Cultura, do Conselho Estadual de Cultura do Paraná e da Comissão de Artes Plásticas da Fundação Cultural de Curitiba. Exerceu o cargo de Diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná de 2011 a 2015.
É professor no Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná, onde é diretor da editora Edunespar.
Eleito para ocupar a cadeira 26 em 14 de setembro de 2022, tomou posse em 25 de abril de 2023 no Palacete dos Leões, em Curitiba, sendo saudado pelo acadêmico Guido Viaro. (MMC)
Patrono: Joaquim Dias da Rocha Filho (1862-1895)
Fundador: Francisco Heráclito Ferreira Leite (1889-1982)
1.º Ocupante: Wilson da Silva Bóia (1927-2005)
2.º Ocupante: Léo de Almeida Neves (1932-2020)