Domingos Pellegrini Júnior nasceu em Londrina, em 23 de julho de 1949. Estudou Letras e Publicidade na Universidade Estadual de Londrina e cursou Teoria Literária na Universidade Estadual Paulista, na cidade de Assis, SP. Entre 1989 e 1992, foi Secretário Municipal de Cultura de Londrina.
Suas obras abrangem diferentes gêneros: contos, poesia, romance, teatro e literatura infanto-juvenil.
Em 1977, lançou o primeiro livro, O homem vermelho, coletânea de contos que recebeu o Prêmio Jabuti. Nesse mesmo ano, lançou outra coletânea de contos, Os meninos.
Entre seus livros destacam-se o romance Terra Vermelha, que conta a história da colonização do Paraná, e O caso da Chácara Chão, também premiado com o Jabuti, em 2021.
Suas obras já foram publicadas nos Estados Unidos, Itália e França. Recebeu por duas vezes o Prêmio Fernando Chinaglia II, da União Brasileira de Escritores, em 1970 e 1974, por poesias e contos publicados.
Alguns dos títulos que lançou: As sete pragas, Paixões, Os meninos não crescem, Negócios de família, Bicho-gente, Tempo de guerra, Questão de honra, A árvore que dava dinheiro, A ultima tropa, O dia em que choveu cinza, A guerra de macarrão, O mestre e o herói, No tempo do seu Celso, Bendito assalto, A revolução dos cães e Família Composta.
Recebeu o título de Membro Honorário da APL em dezembro de 2021.