Lançamento de “Jornalismo se escreve com seis letras: paixão”, de Nilson Monteiro

Lançamento de “Jornalismo se escreve com seis letras: paixão”, de Nilson Monteiro

postado em: Notícias | 0

O jornalista e escritor Nilson Monteiro, membro da Academia Paranaense de Letras, lançou na última semana seu mais recente livro, “Jornalismo se escreve com seis letras: PAIXÃO”, na Fundação Cultural de Curitiba. Há ainda lançamentos programados para Londrina e Ponta Grossa, além de palestras com estudantes de Comunicação.

O livro é uma coletânea de dezenas de matérias publicadas, com entrevistas e notícias, em jornais e revistas paranaenses e de outros estados, durante mais de meio século de profissão. “Uma espécie de linha de tempo, que mostra fases de minha vida profissional em mídia impressa, desde o Novo Jornal, onde iniciei em 1971 e nunca mais parei”. Ao longo de seu trabalho em redações e “nas ruas, especialmente”, Monteiro passou por jornais como Folha de Londrina, Panorama, O Estado de S.Paulo, Gazeta Mercantil e revistas como IstoÉ, entre outros.

O também jornalista e escritor Zeca Correia Leite escreveu: “Neste livro, a gente embarca no clima de cada reportagem. Experimenta a sensação de estar na sala de um apartamento no centro de São Paulo (onde mora Lygia Fagundes Telles), revive a era dos lambe-lambe londrinenses, que desapareceriam paulatinamente; sente e compreende a solidão da travesti Joana, da mesma forma como se revolta com a indiferença do poder público com os moradores do bairro Bandeirantes, na periferia de Londrina. E por aí vai”.

Monteiro entende que “o jornalismo, além dos preceitos técnicos, pede percepção, curiosidade, instinto, dúvida, comprometimento, criatividade, tato, talento, uma certa dose de loucura, coragem, independência, desprendimento… Enfim, um sem-número de atributos, que incluem conhecimentos teóricos, emoções e razões que se afunilam em paixão. Sem paixão, não há jornalismo”.

Deixe uma resposta