Filho do General Jorge Augusto Sounis e Angelina de Mattos Sounis, nasceu em Curitiba no dia 19 de janeiro de 1913.
Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, professor universitário das cadeiras de Microbiologia e de Higiene, sanitarista por especialização, lecionou por cerca de quarenta anos. Ao concluir o curso de Medicina, conquistou o cobiçado Prêmio Nilo Cairo, conferido ao candidato melhor classificado.
Membro do Centro de Letras do Paraná, da Academia Paranaense de Medicina, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, do Instituto Histórico e Geográfico, da Sala do Poeta, é nome frequente em diversas antologias poéticas. Conquistava amiúde destacada posição em concursos literários.
Além de seus trabalhos voltados para a área profissional, como Bioestatística, Serviço de Arquivo Médico e Estatística, Manual de Higiene e Medicina do Trabalho, Microbiologia: Curso Prático, Epidemiologia, dois volumes, e duas teses de concurso, ofereceu acréscimo a já volumosa bagagem literária com expressivas manifestações do sentimento, a poesia: A Sombra das Araucárias, Cantigas da Saudade, Quando o Coração Floresce…, Cantigas de Minha Terra, Devaneios, Momentos de Ternura, Sete Poetas e Tardes de Garoa.
Sua última obra, Vida e Obra do Engenheiro Leão Sounis, focalizou a ação heroica de seu avô, registrando uma determinada passagem pela pena do ilustre historiador Túlio Vargas: “Florianista e republicano, teve relevante participação na Revolução Federalista. Seus gestos de nobreza impediram, em várias ocasiões, atos de vindita contra os vencidos. Designado pelo General Pêgo Júnior para dinamitar algumas pontes na Serra do Mar, quando do avanço dos rebeldes em direção ao primeiro planalto, negou-se a fazê-lo de imediato, consciente da importância daquelas obras de arte, até que o comando militar reconsiderasse a ordem.”
Faleceu em Curitiba, no dia 26 de setembro de 1999. Foi recebido na APL pelo acadêmico Ruy Miranda, em 27 de agosto de 1985. (WB)
Patrono: Joaquim Procópio Pinto Chichorro Júnior (1864-1926)
Fundador: Alceu Chichorro (1896-1977)
2.º Ocupante: José Wanderlei Resende (1938-2016)
3.º Ocupante: Luci Collin (1964)