Nasceu em Curitiba em 2 de junho de 1879. Completados os preparatórios nesta cidade, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Mas ao presenciar uma necrop­sia, a mutilação de membros de um cadáver, sentiu-se tão abalado que escreveu de imediato a seu pai, Inácio, pedindo permissão para abandonar o curso médico e tentar a Facul­dade de Direito de São Paulo.

Sempre pensando em sua terra, saudoso dela, decidiu realizar o curso jurídico em exames vagos, aqui estudando para, em segunda época, em março, prestá-los em São Paulo. O que afinal não daria certo, abandonando o novo curso.

De temperamento retraído, dotado de grande sensibilidade, por vezes apresentando crises de desconfianças injustificáveis, talento robusto, não confiava no seu próprio va­lor, pois, crítico implacável de seus trabalhos literários, via neles defeitos, incorreções, rasgando-os por imperfeitos.

Desconfiado, de certa feita ao entregar à redação do Diário da Tarde um soneto e, apesar da opinião insuspeita de Euclides Bandeira, achando-o magnífico, insistiu em só permitir fosse a poesia publicada se acompanhada de um pseudônimo, Aristarco Sciolo. Escrevia muito e sempre, versos, crônicas, críticas, assiduamente em O Sapo e em O Azul, variando sempre de pseudônimos, como a encobrir, envergonhado, suas produções de alto valor literário.

Morreu jovem, em 3 de janeiro de 1910, em Curitiba aos 30 anos de idade, às voltas com as rimas e com o trabalho prosaico de guarda-livros como auxiliar de seu pai. Seus sonetos seriam reunidos e publicados em duas edições, em 1911 e em 1931, Dolência Astral. Raul Faria, que o estudou em vários artigos publicados no Comércio do Paraná, seu colega, confidente e amigo, assim definiu o autor de A Tortura do Artista: Espírito elevado que muito compreendeu com precocidade os disfarces do convencionalismo com que sempre andou em luta, profligando as lantejoulas das mentiras do interesse do preconceito social. (WB)

Fundador: José Antônio Fernandes Cadilhe (1881-1942)
1.º Ocupante: José Farani Mansur Guérios (1905-1943)
2.º Ocupante: Rosário Farani Mansur Guérios (1907-1987)
3.º Ocupante: Francisco Filipak (1924-2010)
4.º Ocupante: Cecília Vieira Helm (1937)