Newton Carneiro Affonso da Costa nasceu em Curitiba em 16 de setembro de 1929 e faleceu em Florianópolis em 16 de abril de 2024. Foi matemático, lógico e filósofo e um dos pensadores brasileiros mais reconhecidos internacionalmente.
Seu reconhecimento se deu, principalmente, pela formulação da lógica paraconsistente, tipo de lógica distinta da lógica clássica. Seus trabalhos, divulgados em mais de 250 obras, abrangem a filosofia da ciência, a filosofia da física, as teorias da verdade, os fundamentos da matemática, a economia, a teoria da computação e o direito, entre outros campos. Por conta de sua teoria, da Costa é chamado de “pensador da contradição”.
Obteve três graduações pela Universidade Federal do Paraná: em 1952, em engenharia civil; em 1955 e 1956 obteve o bacharelado e licenciatura em matemática, ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Especializou-se em licenciatura de matemática em 1957 e concluiu o doutorado em análise matemática e análise superior em 1961, orientado por Edison Farah. Newton da Costa foi professor catedrático da UFPR, professor titular de matemática e de filosofia na USP, e professor titular na Unicamp. Foi, também, professor visitante em instituições da Austrália, França, Estados Unidos, Polônia, Itália, Argentina, México e Peru.
Enmtre suas principais obras, incluem-se Lógica Indutiva e Probabilidade, Logique Classique et Non-Classique, O conhecimento científico, Lógica Paraconsistente Aplicada, Science and Partial Truth: A Unitary Approach to Models and Scientific Reasoning e Wittgensteinian (adj.)