Terceiro filho dos oito de Osvaldo Arns e Terezinha Mohr Arns, Flávio José nasceu em 9 de novembro de 1950, em Curitiba. Graduou-se simultaneamente em Direito, pela Universidade Federal do Paraná e em Letras – Português e Inglês, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Casado com Odenise Teresinha Arns, é pai de dois filhos: Osvaldo e Caroline.
Fez mestrado em Letras, na UFPR, onde é professor desde 1974, e conquistou o título de Ph.D. em Linguística pela Universidade Northwestern, Estados Unidos. Em 1983 apoiou sua tia, Zilda Arns, na criação da Pastoral da Criança. No mesmo ano, ingressou na Secretaria de Educação do Paraná como diretor do Departamento de Educação Especial no governo José Richa. Foi durante a sua gestão que ocorreu a interiorização da Educação Especial no Paraná.
Em 1990 foi eleito deputado federal, reeleito em 1994 e em 1998. A partir de 1991 destacou-se como presidente da Federação Nacional das APAEs e da Federação das APAEs do Estado do Paraná. Atuou também como presidente da Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais (ABDEM), membro do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade) e da Associação Nacional dos Amigos da Pastoral da Criança (Anapac). Eleito senador em 2002, pôde ampliar a sua área de atuação e representatividade. Presidiu a Comissão de Educação, Cultura e Esporte e a Subcomissão de Ciência e Tecnologia; foi vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), membro titular das Comissões de Assuntos Sociais; Educação, Cultura e Esporte; Meio Ambiente, Agricultura e Reforma Agrária e das Subcomissão de Saúde e do Idoso. Na área da saúde apresentou projeto de lei 338/2007 que obriga o Governo Federal a conceder medicamentos de alto custo necessários ao restabelecimento da saúde independentemente das tabelas do SUS. Foi autor de projetos de lei de autorização para funcionamento de escolas técnicas no Paraná. Na área da pessoa com deficiência, foi propositor e primeiro presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, propôs a criação da Comissão Especial de Acessibilidade no Senado, é autor da lei que isenta o IPI na compra dos automóveis para uso particular das pessoas com deficiência. Foi relator do Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Eleito vice-governador em 2010, foi secretário da Educação no Estado entre 2011 e 2014. É secretário especial para Assuntos Estratégicos do Governo do Paraná. Tem diversas obras publicadas referentes às áreas em que atua.
Tomou posse em solenidade no Centro de Estudos Bandeirantes, recepcionado por Chloris Justen, em 27 de agosto de 2015.
Patrono: Telêmaco Augusto Enéas Morocines Borba (1840-1918)
Fundador: Ermelino Agostinho de Leão (1871-1932)
1.º Ocupante: Francisco de Paula Dias Negrão (1871-1937)
2.º Ocupante: Arthur Martins Franco (1876-1979)
3.º Ocupante: Ruy Christovam Wachowicz (1939-2000)
4.º Ocupante: Raymundo Maximiano Negrão Torres (1925-2006)
5.º Ocupante: Flora Munhoz da Rocha (1911-2014)