Guido Viaro, curitibano nascido em 26 de setembro de 1968, é filho de Constantino Batista Viaro e Vânia Schussel Viaro. É homônimo do seu avô, o pintor ítalo-brasileiro Guido Viaro, que formou gerações de paranaenses em seu ateliê de artes plásticas e foi um dos nomes mais importantes da pintura paranaense a partir dos anos 1940. Guido, o neto, é formado em letras. Depois de viajar pelos cinco continentes e ganhar a vida como guia turístico, encontrou sua vocação no cinema e na literatura. Credita a descoberta de sua aptidão para as letras ao professor Paulo Venturelli, também acadêmico, atual ocupante da cadeira n.º 5 da APL.
Como cineasta, Guido Viaro escreveu e dirigiu o longa-metragem O Quarto do Universo e os curtas-metragens Fuirei, Maya e A vida de Jair, este sobre o pintor Jair Mendes, ex-aluno do seu avô. É autor de onze romances: O Quarto do Universo, Glória, A Mulher que Cai, A Praça do Diabo Divino, Embaixo das Velhas Estrelas, No Zoológico de Berlim, Flores Coloridas, A Floresta Simbólica, A Revelação Frutosa, O Livro do Medo e Confissões da Condessa Beatriz de Dia. Dele, o jornal literário Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, publicou o conto Benjamin Vermelho, inspirado no poema em prosa Em busca de Curitiba, de Dalton Trevisan. Seu conto Árvore e Cavalo foi publicado pelo selo curitibano Tulipas Negras, que resenha o autor como responsável por “textos fortes, nos quais personagens anônimos transitam em meio ao caos contemporâneo”. O próprio Guido Viaro diz que, em suas obras, “os temas comuns são exames de consciência, personagens quase sempre sem nome, sem relações com outros personagens, que buscam explicações dentro de si, mostram seus sangramentos espirituais e as cicatrizes que deixam”.
Seus livros são doados para cerca de 1000 mil bibliotecas brasileiras e também estão abertos para download gratuito no site www.guidoviaro.com.br. Atualmente é diretor do Museu Guido Viaro, unidade cultural multimídia construída e mantida pelos herdeiros do pintor.
Sua eleição para a Academia ocorreu em 9 de dezembro de 2012. A posse, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada em 4 de abril de 2013, com saudação do acadêmico Ário Dergint. (EB)
Patrono: José Bernardino Bormann (1844-1919)
Fundador: Dídio Iratim Afonso da Costa (1881-1953)
1.º Ocupante: Júlio Estrella Moreira (1899-1975)
2.º Ocupante: José Carlos Veiga Lopes (1939-2010)