Dos mais brilhantes homens públicos de sua geração, era filho do empresário de erva-mate David Carneiro. Nasceu em Curitiba no dia 18 de abril de 1914. Fez o curso fundamental no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Dos mais atuantes políticos da antiga União Democrática Nacional, da qual foi presidente. Destacou-se pela erudição e oratória, numa linha de notável equilíbrio ético.
No governo de Bento Munhoz da Rocha Neto ocupou a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (1950 a 1952). Em seguida, nomeado secretário de Estado da Agricultura, coube-lhe a primazia de instalar as colônias de Entre-Rios e Castrolanda. Foi presidente da comissão de festejos do centenário do Paraná.
Eleito deputado federal em 1954, exerceu mandatos sucessivos até 1966, impondo-se no Congresso pela significativa inteligência e experiência dos temas do desenvolvimento brasileiro. Influiu bastante na formação da política florestal do país.
Como professor e diretor da Escola de Florestas da Universidade Federal do Paraná, cuidou do aperfeiçoamento do ensino e criou o Centro de Pesquisas Florestais, incentivando o reflorestamento e a preservação das áreas de mata virgem. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, quando aplicou conhecimentos na defesa da ecologia. Tomou parte, com destaque, em inúmeros congressos internacionais, pois falava fluentemente vários idiomas. Alcançou projeção nas letras, tendo sido presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paranaense.
Publicou diversos trabalhos como O Paraná e a Caricatura (1975); A Arte Paranaense Antes de Andersen; Iconografia Paranaense, além de outros. Agraciado com várias condecorações nacionais e estrangeiras, morreu em 16 de abril de 1987, vítima de acidente automobilístico na região dos Campos Gerais.
Tomou posse simbólica, post-mortem, por decisão de Assembleia Geral Extraordinária em 1991. (TV)
Patrono: Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá (1827-1903)
Fundador: Moysés Araújo Marcondes de Oliveira e Sá (1859-1928)
1.º Ocupante: Flávio Carvalho Guimarães (1891-1968)
3.º Ocupante: René Ariel Dotti (1934-2021)
4.º Ocupante: Clèmerson Merlin Clève (1958)