Nasceu em Curitiba em 27 de julho de 1874, quarto filho da família Perneta, Emiliano, Júlio, Manoel, João e Evaristo. Fez os preparatórios no Parthenon e prestou exames no Liceu Paranaense. Em 1890 seguiu para o Rio de Janeiro, matriculando-se na Escola Politécnica. Ao mesmo tempo, empregou-se nos Correios. Nessa ocasião, ensinou Matemática aos empregados da Casa da Moeda e se tornou topógrafo da prefeitura do antigo Distrito Federal. Trabalhou na construção da Estrada de Ferro Vitória-Cachoeiro de Itapemirim, quando adoeceu de beribéri. Transferiu-se então para o Rio de Janeiro e, graças aos cuidados de um médico positivista, se restabeleceu, concluindo o curso de Engenharia e colando grau em 7 de março de 1898.
Retornou ao Paraná e casou-se com Laura Beltrão. Nasceram-lhe os filhos.
Como comissário de terras em São João da Boa Vista, sobrou-lhe tempo para se entregar à leitura da filosofia e da política positivista. Já em Curitiba, iniciou-se na política, eleito deputado estadual. De 1915 a 1922, deputado federal. Realizou na Câmara trabalhos de alto valor. Didata extraordinário, dava aulas de Cálculo na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná e, quando solicitado, de Mecânica e de Astronomia, além das aulas de Máquinas e de Termodinâmica.
João costumava ler e comentar com seus filhos, aos domingos, o Catecismo Positivista e, a partir de 18 de março de 1923, resolveu tornar públicas suas exposições doutrinárias. Somente quatro anos depois fundou, em sua própria residência, o Centro de Propaganda do Positivismo no Paraná.
A revolução de 30 encontrou-o pronto a contribuir para a restauração do regime republicano. Durante um mês e um dia governou, interinamente, o Paraná entregando o cargo no dia 30 de janeiro de 1932 ao interventor Manoel Ribas. Sócio fundador do Centro de Letras do Paraná.
A obra mais importante da sua bibliografia é Os Dois Apóstolos, publicada entre 1927 e 1929. Faleceu em Curitiba em 3 de setembro de 1933, vitimado por um edema pulmonar, deixando dois filhos, o engenheiro civil e advogado Augusto Perneta e o pediatra de fama internacional César Perneta. (WB)
Patrono: Júlio David Perneta (1869-1921)
1.º Ocupante: Raul Rodrigues Gomes (1889-1975)
2.º Ocupante: Antônio Celso Mendes (1934)