Nasceu em Curitiba no dia 11 de março de 1895, filho de Silveira Netto. Foi aluno de Emiliano Perneta e Da­rio Vellozo, expressivos e marcantes representantes do Simbolismo no Brasil. Tasso, curiosamente, afirmou-se no Paraná participando, no Rio de Janeiro, de uma das principais correntes do Modernismo, a espiritualista — o grupo Festa. Como ensaís­ta e poeta, iniciou-se em Curitiba fundando, em 1911, com Andrade Muricy, Martins Gomes e Lacerda Pinto, a revista Fanal. Divergiu, no Paraná, do grupo liderado por Euclides Bandeira, bem como, já no Rio de Janeiro, dos renovadores paulistas, embora tivesse participado ativamente da Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922.

Estabelecendo-se definitivamente no Rio, passou a lecionar português em diversas escolas, culminando com o currículo universitário obtido por intermédio das cátedras de Literatura Portuguesa na PUCRJ e Literatura Comparada e Introdução à Cultura Ar­tística no Instituto Santa Úrsula.

Autor versátil, fora a ocupação principal na docência universitária, desdobra-se no ro­mance, na poesia, no ensaio, na crítica literária, e como jornalista e tradutor. Toda sua obra, que pode ser considerada vasta, foi publicada no Rio de Janeiro.

Alguns títulos: Fio D’água; A Alma Heroica dos Homens; Alegorias do Homem Novo; As Imagens Acesas; Canto do Cristo do Corcovado; Discurso ao Povo Infiel; O Canto Absoluto; Alegria do Mundo; Cantos do Campo de Batalha; Contemplação do Eterno; Canções a Curitiba; Puro Canto e Poemas de Antes. E ainda os importantes ensaios: Ja­ckson de Figueiredo; Romain Roland; Dario Vellozo; Gandhi; Cruz e Souza e Definição do Modernismo Brasileiro. Publicou também os romances Só Tu Voltarás e Silêncio. Faleceu no Rio de Janeiro em 3 de dezembro de 1968.

Tomou posse da Cadeira n.º 5 em 1947 e foi saudado por Manoel Lacerda Pinto. (VHJ)

Patrono: Fernando Amaro de Miranda (1831-1857)
Fundador: Manoel de Azevedo da Silveira Netto (1872-1942)
2.º Ocupante: Leopoldo Scherner (1919-2011)
3.º Ocupante: Paulo Venturelli (1950)