Ernani Buchmann ganha o prêmio Melhor Ensaio 2020

Ernani Buchmann ganha o prêmio Melhor Ensaio 2020

postado em: Notícias | 0

O livro “Imperadores de Opereta – Os ditadores latino-americanos como fonte da literatura”, do presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann, ganhou, por escolha unânime, o prêmio de Melhor Ensaio de 2020 publicado por escritor catarinense.

Lançado em meados do ano passado, com capa de Miran e design gráfico de Vera Andrion, a obra foi publicada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e distribuída gratuitamente às bibliotecas públicas paranaenses.

“Imperadores de Opereta” é o 16º livro individual de Buchmann. A obra também terá uma segunda edição, com distribuição internacional. A Editora Almedina, com matriz em Portugal, vai lançar a versão revista e ampliada do livro no Brasil, em Portugal e na África lusófona, dentro da coleção Abelha – Mel & Ferrão, dirigida pelo escritor brasileiro Deonísio da Silva, membro da Academia de Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Filologia.

A comissão da Academia Catarinense de Letras que premiou “Os Imperadores” foi presidida pelo acadêmico Péricles Prade. A entrega ocorrerá em sessão solene da Academia na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, no próximo dia 13 de maio.

Nascido em Joinville (SC), Buchmann vive em Curitiba desde os 11 anos. Advogado formado pela UFPR, foi repórter, produtor, cronista e comentarista de inúmeros veículos de comunicação, além de ter feito carreira também na área de publicidade e marketing.

Em 2020, sua trajetória cultural já havia sido premiada pela Superintendência de Cultura do Paraná.
É presidente, além da Academia Paranaense de Letras, do Observatório da Cultura Paranaense e do Centro de Excelência em Xadrez, além de ter presidido, há anos, o Paraná Clube.

 

 

Foto: arquivo APL

Deixe uma resposta