Helena Kolody era destaque em 1960

Helena Kolody era destaque em 1960

postado em: Notícias | 2

A poeta, e então professora da rede estadual de ensino, Helena Kolody, foi destaque na inauguração do Colégio Estadual Moysés Lupion, em 1960.

A escola, fundada em 1926 com o nome de Liceu Rio Branco, na Rua Bispo Dom José, atuava como externato e internato – este para 30 alunos. Anteriormente o local havia sediado o Engenho Tibagy. Depois tornou-se Colégio Estadual Rio Branco.

Em 1960, após nova reforma, foi rebatizado com o nome do governador do Estado. Na ocasião, no quadro-negro de uma sala de aula, Helena escreveu de próprio punho, com sua letra rebuscada, este poema:

 

Colégio Estadual Moysés Lupion

 

Concede-me, Senhor, a graça de ser boa

De ser o coração simples que perdoa

A solícita mão que espalha, sem medidas,

Estrelas pela noite escura de outras vidas

E tira d’alma alheia o espinho que magoa

 

Helena Kolody

 

Na foto, sem indicação de autoria, vemos diversas pessoas, entre elas o futuro governador do estado Jaime Canet Júnior (terceiro, da esquerda para a direita) e, à direita, o governador Moysés Lupion e a poeta.

Helena foi a segunda mulher a ingressar na Academia Paranaense de Letras, assumindo a Cadeira n.º 28 em março de 1992. Faleceu em Curitiba, em 15 de fevereiro de 2004, e teve como sucessores na Academia os autores Belmiro Valverde Jobim Castor e Nilson Monteiro – atual ocupante.

Sobre a história do colégio, novamente Colégio Estadual Rio Branco, existe o livro “Um liceu chamado Rio Branco”, narrativa acadêmica de Deise Mara Weiss Belem.

O Barão do Rio Branco é o patrono da diplomacia brasileira.

2 Respostas

  1. Uma visita satisfatoria, superou minhas expectativas, voltarei
    em breve..! Bom Trabalho..!

  2. Que legal…!!
    Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
    que puder… Boa sorte..!

Deixe uma resposta