Risos imortais

Risos imortais

postado em: Notícias | 0

De farto currículo e com 35 livros na mochila, o professor e escritor Deonísio da Silva, catarinense de Siderópolis, que viveu muito tempo em Curitiba, proferiu, neste dia 11, uma das mais bem humoradas e substanciosas palestras em reuniões da Academia Paranaense de Letras.

Deonísio da Silva, de 71 anos, que escreveu seu primeiro livro na capital paranaense, em 1975, e que, por ele, foi preso, na época, pela Polícia Federal, tem seus trabalhos literários publicados em oito países.

Um dos seus romances mais conhecidos é o “Avante, soldados: para trás”, de 1992, vencedor do Prêmio Casa de las Américas, em júri presidido pelo escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura.

Além de escrever e ministrar aulas, Deonísio da Silva trabalha em programas radiofônicos e de TV. “O Brasil é um país onde tudo é informado, mas nada é informado direito”. Além disso, escreveu roteiros de cinema e, para completar o cardápio, foi ator no longa-metragem “Mesa de Bar”.

Em sua bagagem, além de escritor bem-sucedido, inclusive de livros de etimologia, há distinções curriculares brilhantes: doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Brasileira de Filologia, da qual é o vice-presidente, e da Academia Catarinense de Letras.

Deixe uma resposta