Filho de Flávio Teodorico Carneiro Guimarães e Balbina Carvalho Guimarães, nasceu em Ponta Grossa no dia 21 de abril de 1891. Fez os estudos fundamentais na cidade natal e o curso superior em São Paulo, na Faculdade de Direito, colando grau em 1916. Foi um dos primeiros entusiastas do futebol em Ponta Grossa, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Desempenhou as funções de secretário de Estado dos Negócios da Fazenda do Paraná, membro do Conselho Administrativo e presidente da Caixa Econômica Federal. Sua atividade principal, porém, sempre foi a advocacia. Elegeu-se deputado federal em 1934 e, em seguida, a Assembleia Geral conferiu-lhe o mandato de senador. Com o golpe do Estado Novo, em 1937, fechado o Senado, voltou à sua banca de advogado e à assessoria jurídica de várias entidades de crédito. Redemocratizado o país, viu-se eleito à Assembleia Nacional Constituinte, em 1946.
Foi membro da Comissão de Constituição e Justiça encarregada de elaborar o anteprojeto da nova Constituição. Presidiu a Comissão de Família, Educação e Cultura, de Diplomacia e Relações Exteriores, a de Finanças, em substituição ao senador Getúlio Vargas, e a Mista, incumbida do regimento interno.
Reelegeu-se para a presidência da Comissão da Família, Educação e Cultura, dados os seus dotes intelectuais e profundo conhecimento das questões ligadas àquela área. Exerceu ainda fecunda atividade literária, membro que era do Centro de Letras e de outras instituições do gênero, sendo muito respeitado por seus pares pelas inerentes qualidades pessoais. Atuou intensamente na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, destacando-se por suas posições desassombradas na defesa das liberdades públicas.
Quando se afastou das atividades políticas e representativas, voltou a residir em Ponta Grossa, levando a vida de fazendeiro abastado que era. Conselheiro permanente da comunidade, ouvido em todas as circunstâncias cruciais da cidade, deixou marcas profundas de sabedoria. Faleceu em 10 de dezembro de 1968.
Ingressou na APL em 24 de abril de 1938, saudado pelo acadêmico Raul Gomes. (TV)
Patrono: Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá (1827-1903)
Fundador: Moysés Araújo Marcondes de Oliveira e Sá (1859-1928)
2.º Ocupante: Newton Isaac da Silva Carneiro (1914-1987)
3.º Ocupante: René Ariel Dotti (1934-2021)
4.º Ocupante: Clèmerson Merlin Clève (1958)