Em palestra mediada pelo jornalista e escritor Ernani Buchmann, o também jornalista e escritor Roberto Muggiati não só deu uma excelente aula sobre comunicação, mas igualmente ao falar a respeito de Curitiba, onde nasceu em 1937, e sobre política nacional.
A palestra “Aventuras na corte europeia de um jornalista brasileiro”, no último dia 5, fez parte dos “Encontros Literários”, uma série de eventos promovidos pelo Solar do Rosário em parceria com a Academia Paranaense de Letras.
Durante hora e meia, Muggiati, que chefiou redações nas revistas “Veja”, “Manchete” e “Fatos & Fotos”, e trabalhou na BBC, em Londres, entre outros órgãos de comunicação dentro e fora do Brasil, além de escrever dezenas de livros (e traduzir outras dezenas), magnetizou os presentes à palestra.
De forma bem-humorada e inteligente, às vezes cáustica, ele contou fatos de sua vivência no jornalismo mundo afora, a começar pela “Gazeta do Povo”, onde iniciou sua carreira, em 1954, escrevendo uma coluna sobre música.
Não bastasse, mostrou o desastre que foram os anos 1960 a 1980 em relação à comunicação no país. Tanto Buchmann quanto Muggiati são membros da Academia Paranaense de Letras.
Deixe uma resposta