Filho do capitão Inácio de Sá Sotto Maior e neto do co­ronel de milícias do mesmo nome, Sebastião Paraná de Sotto Maior nasceu em 19 de novembro de 1864, em Curitiba. Bacharelou-se em Direito, no Rio de Janeiro. Em Curitiba, lecionou no Ginásio Paranaense, onde se tornou especializado publicista em temas de corografia.

Foi polivalente: professor, diretor do Ginásio Paranaense, da Biblioteca Pública e Mu­seu Paranaense; juiz de Direito, deputado estadual e jornalista.

Quando concluía o curso de Direito, alistou-se no Batalhão Benjamin Constant para combater a Armada, que se havia revoltado. Essa atuação valeu-lhe a patente de capi­tão honorário do Exército Nacional. Exerceu ainda os cargos de superintendente geral do ensino, agente auxiliar do Arquivo Nacional e diretor-geral da Secretaria de Estado do Interior e Justiça. Foi membro do Conselho Superior do Ensino Público no Paraná e catedrático da Universidade do Paraná.

Destacou-se pelos excelentes conhecimentos que possuía sobre Geografia e Corogra­fia do Paraná e do Brasil. Escreveu obras de reconhecido valor, sempre procuradas pelos estudiosos, entre as quais: Esboço Geográfico da Província do Paraná (1889); O Brasil e o Paraná (1903), obra didática com 22 edições; Guia do Comerciante (1903); Os Estados da República (1913); Galeria Paranaense (1922); Efemérides (Revolução de 3 de outubro de 1930) e Países da América. Colaborou assiduamente na imprensa pa­ranaense, publicando estudos e crônicas. Teve desempenho brilhante em todas as inicia­tivas culturais, tornando-se figura indispensável nas tertúlias literárias ou nos duelos tribunícios, graças à sua cultura e inteligência. Foi das figuras mais prestigiosas do seu tempo, tanto no ensino quanto na literatura e na política. Espírita de convicções, duas semanas antes de seu passamento deixou seu anel de rubi a Lauro Schleder, genro e mui dedicado amigo, dizendo que era uma “simples lembrança, após o meu retorno ao planalto da eternidade”.

Seu falecimento deu-se em 8 de março de 1938. (TV)

 

Patrono: Cândido Martins Lopes (1803-1871)
1.º Ocupante: Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo (1872-1955)
2.º Ocupante: Osvaldo Pilotto (1901-1993)
3.º Ocupante: Luiz Romaguera Netto (1935-2004)
4.º Ocupante: Ernani Buchmann (1948)