Nasceu em Curitiba, em 27 de dezembro de 1915, filho de Moysés Marcondes de Albuquerque e Julieta Negrão Albuquerque. Concluídos os estudos fundamentais na capital, formou-se, a seguir, pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Paraná.
Ocupou vários cargos na antiga Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, destacando-se na área de construções. Engenheiro residente na Linha Itararé-Uruguai, Linha São Francisco-Paranapanema, exerceu depois funções na chefia de departamentos e assessorias. Membro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, por duas vezes, e fundador da Associação dos Engenheiros da Rede.
Aposentou-se em 1967 de sua atividade pública, passando a dirigir em sua fazenda em Campos Novos, Santa Catarina, uma empresa agropecuária, onde iniciou criação de cavalo puro-sangue inglês como introdutor desse pedigree na região Oeste catarinense. Sua outra paixão foi a literatura. Escreveu com fecundidade abordando aspectos da história paranaense, além de outros temas filosóficos e técnicos que indicam o seu ecletismo cultural. Membro do Centro de Letras, Instituto Histórico e Geográfico e de outras instituições do país, seu ingresso nos quadros desta Academia foi o estuário natural de uma carreira literária e historiográfica marcada pela vocação, competência e seriedade.
Da sua vasta bibliografia, destacamos: Socialismo e Democracia Capitalista, Pelos Caminhos do Sul, O Homem entre a Ciência e a Religião, História da Energia Elétrica no Brasil, Pelos Caminhos do Norte, História e Alternativas da Produção, A Modernização Rural no Brasil e no Paraná, Reforma Agrária, Curitiba Que o Meu Tempo Guardou e Contestado.
Herdeiro de uma estirpe aristocrática, soube exaltá-la pelos próprios méritos. Faleceu em Curitiba no dia 7 de março de 1998. Ingressou na APL em 10 de setembro de 1997, recepcionado pelo acadêmico Luiz Carlos Monteiro Tourinho. (TV)
Patrono: Reinaldino Antônio Scharffenberg de Quadros (1878-1929)
Fundador: Durval Borges de Macedo (1895-1984)
2.º Ocupante: Carlos Roberto Antunes dos Santos (1945-2013)
3.º Ocupante: Maria José Justino (1946)