Nascido em Curitiba em 31 de agosto de 1931, é filho de Ottono Miroslau Dario Dergint de Rawicz e Jocelina Taborda Dergint de Rawicz. Após os estudos na Escola de Aplicação e no Colégio Estadual do Paraná, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, mais tarde, em Ciências Econômicas, pela mesma instituição.
Realizou cursos de extensão universitária e de pós-graduação na área econômica no Cepal – Comissão Econômica para a América Latina (órgão da ONU), em Santiago do Chile. Participou, junto ao governo colombiano, como expert da ONU em transportes.
Foi professor de Introdução à Economia e de Teoria Econômica na UFPR, onde ocupou os cargos de chefe do Departamento de Economia; coordenador do Curso de Economia; membro do Conselho Universitário e Pró-Reitor de Administração. Também foi coordenador da Pladep (Plano de Desenvolvimento Econômico do Paraná); diretor financeiro da Telepar (Telecomunicações do Paraná); técnico e secretário-assistente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento do Extremo Sul); consultor econômico da Federação do Comércio do Paraná e membro do Conselho Municipal de Contribuintes, do qual foi presidente.
Participou de inúmeros seminários e bancas examinadoras. Conferencista, possui vários trabalhos publicados referentes à sua especialidade, destacando-se: Projeto Econômico da Estrada de Ferro Central do Paraná (1959); O Tratado de Montevidéu e o Problema de Desenvolvimento Econômico (1960); Renda e População – Setor Primário da Economia Paranaense (1963); Paraná – Formação de Capital – Sociedade Anônima e de Economia Mista (1965) e Relação entre o Crescimento da População e o Número de Oportunidades de Matrícula nas Escolas Primárias do Estado, premiado com o 1.º lugar em concurso pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP. Tem ainda dezenas de trabalhos e estudos inéditos.
É membro do Centro de Letras do Paraná, no qual exerceu diversas funções, inclusive a de presidente (1975/1976); do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná; da Academia José de Alencar e do Conselho Regional de Economia (Corecom), a partir de 2008. É conselheiro da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba; da Sociedade Socorro dos Necessitados e do Clube Curitibano (2010). É associado do Instituto de Engenharia do Paraná e dos “Amigos do MON (Museu Oscar Niemeyer)”. É consultor cultural da UFPR.
É considerado e respeitado como colecionador de antiguidades e de obras de arte. Publicou artigos referentes à vida e obra de Theodoro De Bona e de Arthur Nisio. Participa de exposições de arte, com o empréstimo de obras.
Foi eleito para a Academia Paranaense de Letras em 28 de abril de 1998; tomou posse em 5 de novembro de 2000, saudado por Wilson Bóia. (WB/AF)
Patrono: Manoel Euphrasio Correia (1839-1888)
Fundador: Leôncio Correia (1865-1950)
1.º Ocupante: Vasco José Taborda Ribas (1909-1997)