Dante Mendonça exibe suas aquarelas na Aliança Francesa

Dante Mendonça exibe suas aquarelas na Aliança Francesa

postado em: Notícias | 0

Estrasburgo, a capital da Alsácia, repleta das cores da Primavera em maio de 2019, mostra-se nas aquarelas de Dante Mendonça e Fernando Popp. São cenas da Catedral de Notre Dame de Estrasburgo, monumento gótico com seu relógio astronômico, uma alegoria do tempo e das idades com mecanismo acionado sempre na hora do almoço.

A mais antiga catedral gótica da Europa está colada na mais bela casa da cidade, a Maison Kammerzell, à direita, e ladeada à esquerda pelo Palácio Rohan. Isso tudo na Grande Île, Patrimônio da Humanidade que também tem a Ópera, as praças Broglie, Kléber e Gutenberg, os restaurantes e winstubs com especialidades como o foie gras nascido na região e a tarte flambée, cafés, vendedores de artesanato e das famosas bolachas amanteigadas, o rio Ill com seus barcos.

Meio francesa, meio alemã ao longo da história, Estrasburgo concentra no bairro Petit France a arquitetura típica germânica, nas casas de enxaimel, nas janelas com cortinas rendadas, nos parapeitos bordados de gerânios, na alegre convivência da praça que homenageia o grande aquarelista local Benjamin Zix. As pontes cobertas não têm mais o antigo telhado de madeira, mas continuam ligando as três torres de defesa, marcas dos muros da velha Estrasburgo. A barragem Vauban, incrível obra de engenharia de Sébastien Le Prestre de Vauban, ainda é capaz de abrir suas comportas e inundar os acessos da cidade, deixando os invasores inimigos presos na lama.

A “cidade das estradas” é a capital da Europa, concentrando na parte nova, junto ao Parque Orangerie, moderníssimos edifícios sedes do Parlamento Europeu, do Conselho da Europa e do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Se Estrasburgo tem Petite France, na Rota do Vinho ao longo do Rio Reno está Colmar, com sua Petite Venise cheia de canais. No caminho até a charmosa cidade, terras de vinhedos e de taças cheias de qualidade e sabor. Riesling, pinot, gewürstraminer e muscat são vinhos de encher de orgulho a boca dos produtores e dos visitantes. De Estrasburgo a Colmar há fortalezas, castelos, muros de pedra, vetustas edificações, vielas e miradouros em burgos romanos e medievais como Ribeauvillé, Riquewihr, Kaysersberg e o Castelo de Haut Koenigsbourg. Paisagens de inspirar
aquarelas.

Por Maria Luiza Nascimento Mendonça

Dante Mendonça, aquarelista desde um curso em Paris em 2010, é catarinense de Nova Trento radicado em Curitiba, cartunista, jornalista e escritor com assento na Academia Paranaense de Letras. Entre suas obras publicadas estão Curitiba – Melhores Defeitos, Piores Qualidades, A Banda Polaca, Maria Batalhão e crônicas reunidas em O Diabo Ataca no Varejo. Atualmente é cronista da Gazeta do Povo.

Fernando Popp, aquarelista desde o mesmo curso em Paris em 2010, é catarinense de Joinville radicado em Curitiba, arquiteto de carreira consolidada no Ippuc, autor ou participante de projetos diferenciados como o Memorial de Curitiba, a Cinemateca, o Conservatório de MPB e o complexo da Casa da Memória.

 

Serviço

Vernissagem Aquarelas de Viagem: Alsacia/Strasbourg

Artistas: Dante Mendonça e Fernando Popp

Data: 5 de novembro de 2019

Horário: a partir das 19 horas

Local: Aliança Francesa de Curitiba

Obs.: obras em exposição até 20/12.

Deixe uma resposta