Academia escolhe uma nova imortal

Academia escolhe uma nova imortal

postado em: Notícias | 0

Autora, editora e criadora, entre dezenas de atividades em seu currículo, do “Ônibus Museu” e “Ônibus Palco”, projetos itinerantes de democratização da cultura, Regina de Barros Correia Casillo é a mais nova integrante da Academia Paranaense de Letras (APL).

Regina Casillo, eleita na última quarta-feira, dia 14, com a maioria dos votos dos acadêmicos, ocupará a cadeira número 9 da APL, em sucessão a Ário Taborda Dergint, falecido em agosto do ano passado.

Sua atuação no meio cultural paranaense é extensa e intensa, especialmente a partir de 1992, com a aquisição e reforma de um casarão em Curitiba, na esquina da Rua do Rosário com Manoel Claudino dos Santos, que, nomeado de Solar do Rosário, passou a ser sede de cursos livres, galeria de arte, livraria, concertos e palestras. Os cursos promovidos pelo Solar chegaram a 235, enquanto as exposições realizadas somam 60.

Nascida no Rio de Janeiro e radicada no Paraná desde os anos 1970, Regina Casillo destacou-se no âmbito literário pelo esmero na produção, com mais de 40 volumes de livros de arte, especialmente elaborados para a apresentação de pintores ou artistas de outras áreas. Além de dirigir as edições, Regina Casillo é autora de obras especiais. Entre outras, “Poty, o lirismo dos anos 90” e “Pintores Contemporâneos do Paraná”.

O acadêmico Ernani Buchmann, que compõe a Comissão de Análise de Candidaturas da APL, junto a Adélia Maria Woellner e Paulo Venturelli, frisou que a nova acadêmica “é uma promotora cultural, agitadora das artes e autora de grande importância para o enriquecimento cultural do Paraná. A obra que vem realizando ao longo dos últimos 30 anos ocupa um lugar privilegiado no acervo artístico paranaense, recuperando e promovendo figuras essenciais para o entendimento da vida intelectual de nosso estado”.

O também acadêmico Rafael Greca lembrou que “o trabalho de Regina Casillo é fundamental no Paraná, seja no patrocínio aos artistas, na música, na escultura, na gravura, na cerâmica, nas artes plásticas, seja nos festivais que já realizou, na escola de todas as tendências da arte e até na escola de caligrafia que ela mantém e que é famosa no Brasil inteiro”.

Graduada em Direito pela PUC-RJ, com especialização em Advocacia de Empresas pelo Centro de Ensino do Direito da Fundação Getúlio Vargas, Regina Casillo é a oitava mulher na atual composição da Academia Paranaense de Letras, que, com sua eleição, tem as suas 40 cadeiras ocupadas.

Ela concorreu com o advogado, jornalista e ex-vereador Jorge Luiz Bernardi, atual vice-diretor executivo da Uninter Educacional S/A e vice-reitor do Centro Universitário Internacional.

 

Deixe uma resposta