Homenagem ao Mussa

Homenagem ao Mussa

postado em: Notícias | 0

A Academia Paranaense de Letras prestou, em reunião nessa quarta-feira, emocionante homenagem ao jornalista Mussa José Assis, falecido em fevereiro de 2013 e que completaria 80 anos em fevereiro passado. À homenagem compareceram sua esposa, Guiomar, e os seis filhos do casal (Marcelo, Francisco, Érica, Fernanda, Rodrigo e Cláudio).

Filhos de imigrantes libaneses, Mussa, como era conhecido, nasceu em Pompéia (SP) e aos 21 anos já era secretário de redação no jornal “Última Hora”, em São Paulo.

Em Curitiba, foi diretor dos jornais “O Estado do Paraná” e da “Tribuna do Paraná”, além de supervisionar o jornal “Panorama” (de Londrina), veículos do Grupo Paulo Pimentel, e do “Correio de Notícias”. Foi também professor de Diagramação e de Técnica de Jornal da Pontifícia Universidade Católica e da Universidade Federal do Paraná.

Vários jornalistas deram seu depoimento sobre sua convivência com Mussa em redações de jornal – Dante Mendonça, Adherbal Fortes, Jean Luiz Féder, Júlio Zaruch, Carneiro Neto, Helio Puglielli, Luiz Manfredini e Nilson Monteiro, assim como os acadêmicos Albino Freire e Ernani Buchmann.

“Homenagem justa e emocionante ao jornalista, amigo e pai exemplar, que foi Mussa José Assis. Nesta manhã cinzenta de Curitiba, o Belvedere ficou iluminado. O encontro na casa dos imortais revelou que Mussa venceu o tempo. Viverá para sempre”, disse Paulo Vitola, presidente da entidade.

 

 

 

Foto: Paulo Vitola

Deixe uma resposta