Novo imortal

Novo imortal

postado em: Notícias | 0

O cineasta Fernando Severo, como é conhecido, foi eleito hoje, 14 de setembro, o mais novo membro da Academia Paranaense de Letras e ocupará a Cadeira de número 26, ocupada anteriormente pelo acadêmico Léo de Almeida Neves. Severo nasceu em Caçador (SC) há 64 anos e mora em Curitiba desde 1975.

Luís Fernando Severo é diretor, produtor, roteirista e montador de mais de 40 filmes premiados no Brasil e no exterior. Acumula mais de setenta prêmios nacionais e internacionais no período de 1979 a 2009.

Entre seus filmes de destaque, “O mundo perdido de Kozák” recebeu o Kikito de Melhor Roteiro em Gramado e mais dezesseis prêmios nacionais, além de ter sido selecionado pelo Festival de Oberhausen (Alemanha), o mais antigo dedicado exclusivamente ao curta-metragem. Foi também um dos dois únicos filmes do sul do Brasil votados na enquete promovida pelo Festival É Tudo Verdade para a escolha dos dez melhores documentários brasileiros de todos os tempos. O curta de ficção “Os desertos dias” foi premiado em festivais do Brasil e exterior e selecionado pelo Festival de Locarno (Suíça), um dos mais importantes da Europa.”

É mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014,2017) e Doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Aberta de Lisboa e a Universidade Tuiuti (2018-2022).

Foi Diretor do Museu da Imagem e do Som de 2011 a 2016 em Curitiba. Foi membro do Conselho de Cinema do Ministério da Cultura, do Conselho Estadual de Cultura do Paraná e da Comissão de Artes Plásticas da Fundação Cultural de Curitiba. Ocupa uma cadeira na Academia de Cultura de Curitiba.

Deixe uma resposta