Nasceu em Passo dos Marianos, município da Lapa, em 27 de agosto de 1842, filho de Francisco das Chagas Fontoura e Gertrudes de Almeida Pilar, naturais de Cruz Alta (RS). Ainda cedo, a família mudou-se para Sorocaba (SP), onde fez seu curso fundamental. Matriculou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, colando grau em 1867. Dois anos após, casou-se, em Soro­caba, com Rosa Cândida de Oliveira. Advogou intensamente. Ingressou na Maçonaria, da qual foi exponencial figura. Primeiro paranaense a aderir ao movimento republica­no, então incipiente. Elegeu-se duas vezes senador pelo Paraná, após a Proclamação da República. Incluído entre os republicanos históricos, exerceu enorme influência nos governos de Prudente de Morais e Campos Salles. Prefeito do Distrito Federal, presi­dente do Banco do Brasil. Ministro plenipotenciário, foi árbitro do Brasil nas questões fronteiriças com a Bolívia e Peru.

Nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, foi também o primeiro paranaense a alcançar tais culminâncias. Viu-se, porém, obrigado a renunciar ao cargo dois anos depois, uma vez que sua prole, dez filhos, indicava que seus vencimentos não lhe eram bastante. Retornou, então, à advocacia, patrocinando, por algum tempo, a causa do Estado do Paraná na célebre questão do Contestado.

Foi candidato à presidência da República, apoiado por Prudente de Morais, nas elei­ções de 1902, sucessão de Campos Salles. Ganhou, todavia, Rodrigues Alves.

Destacou-se como conferencista e colaborador da imprensa, apoiou com verba do Se­nado a iniciativa de Rocha Pombo, malograda, porém, de fundar a Universidade do Paraná, o que só aconteceria em 1912.

O ponto alto de sua luminosa carreira deu-se em 1907, quando foi designado para representar o Brasil na Corte Permanente de Arbitragem, em Haia, ao lado de Rui Barbosa, Clóvis Bevilácqua e conselheiro Laffayette.

Faleceu no Rio de Janeiro, na madrugada de 22 de janeiro de 1920. (TV)

Fundador: Euclides da Mota Bandeira e Silva (1876-1947)
1.º Ocupante: José de Sá Nunes (1893-1954)
2.º Ocupante: Faris Antônio Salomão Michaele (1912-1977)
3.º Ocupante: Ernani Costa Straube (1929)