Mineiro de Belo Horizonte, nasceu em 6 de setembro de 1896. Veio para Curitiba ainda pequeno, cursando aqui o Ginásio Paranaense, onde participou da diretoria do Cen­tro Estudantil. Em 19 de dezembro de 1917 concluiu com brilhantismo o curso de Direito da Universidade do Paraná, escolhido orador do Centro Acadêmico.

Dono de privilegiada inteligência, acumulou um cabedal de conhecimentos de causar inveja aos seus contemporâneos. Ansioso por desvendar novos horizontes, orador fluente e arrebatador, imaginoso, interessado pelos estudos sociais, crítico de arte, admirável pianista, jornalista respeitado e temido, sempre ven­cedor, os que não lhe conheciam bem a superioridade tachavam-no de vaidoso, já que detestava a vulgaridade. Falava, doutrinava como mestre. Membro do Centro de Le­tras do Paraná, foi um dos fundadores do Círculo de Imprensa do Paraná, agremiação de jornalistas de efêmera duração.

Cultor da arte teatral, escreveu as comédias A Vida Vence, encenada em 1920, O Gran­de Amor e César, estas duas em três atos. Um dos fundadores da Academia de Letras do Paraná, teve por patrono de sua cadeira o jornalista Nestor de Castro. Seu elogio re­gulamentar, proferido em sessão solene de 24 de janeiro de 1927, é uma peça de alto valor biográfico. Falante, voz alta, sorridente, pasta de advogado em uma das mãos, vítima de uma moléstia que lhe fora deformando uma das pernas e sem a visão em um dos olhos, vivia a andar aos pulos, com a sua resistente bengala, castão de ouro, luvas e um indefectível monóculo, preso a um cordel de seda.

Agravando-se o seu estado de saúde, transferiu-se para Antonina, em busca de melhoras. Ali ocupou as funções de 1.º suplente de juiz de direito em exercício. Casou com Fredolina Cercal em 7 de outu­bro de 1926. Do casamento, nasceu a menina Sael, nome curiosamente formado da primeira e última sílaba do nome Samuel. Seis anos mais tarde, faleceu em Antonina, em 3 de junho de 1932, com 37 anos de idade. (WB)

Patrono: Nestor Pereira de Castro (1867-1906)
1.º Ocupante: Alfredo Romário Martins (1874-1948)
2.º Ocupante: José Loureiro Ascenção Fernandes (1903-1977)
3.º Ocupante: Edwino Donato Tempski (1913-1995)
4.º Ocupante: Edilberto Trevisan (1923-2010)
5.º Ocupante: Roberto Muggiati (1935)