Oriovisto Guimarães nasceu em Batatais (SP), em 1945. Mu­dou-se aos três anos de idade com a família para o Paraná. É diretor-presidente do Grupo Positivo, desde a sua fundação, e foi também o primeiro Reitor da Universidade Positivo.

Economista e professor de matemática, foi líder do grupo de professores paranaenses que, em 1972, criou e sistematizou uma metodologia própria de ensino, hoje presente na sala de aula de quase um milhão de alunos no Brasil e exterior. Um grupo de empreendedores no campo do saber: além de te­rem criado um conteúdo pedagógico único, eles mesmos o transformaram em livros e o usaram para levar conhecimento a milhares de alunos.

Ao lado de seus companheiros, Oriovisto Guimarães fundou em 1972, o Curso Positi­vo, que ao longo dos anos conseguiu transformar uma pequena sala de aula na maior corporação de educação do país. Hoje o Grupo Positivo conta com mais de 4.000 cola­boradores e atua no Brasil e Estados Unidos, além de países da Ásia, América do Sul, África, Europa e Oriente Médio. Reúne empresas líderes nacionais nos três segmentos em que atua: educacional, gráfico-editorial e informática.

Na área educacional, os produtos do Grupo Positivo chegam diretamente à sala de aula de milhões de alunos, da educação infantil ao ensino superior. Conta com escolas próprias e uma universidade, com 14.000 alunos, além de uma rede de escolas públi­cas que adotam seus sistemas de ensino.

O Grupo Positivo, também, mantém cinco portais de internet adotados por institui­ções públicas e particulares, desde a educação infantil até o ensino superior.

A editora do grupo possui em seu portfólio o Dicionário Aurélio, entre centenas de outras obras. O Grupo Positivo conta ainda com a maior gráfica da América Latina e vem consolidando sua posição na área tecnológica com a Positivo Informática, empre­sa líder na venda de computadores, além de ser referência em tecnologia educacional com produtos exclusivos, como as mesas educacionais.

É autor do Livro Você é o Dono da Escola (1990) e de várias coleções de livros didáticos de matemática, além da tradução de Como Sair da Crise, de Luiz Pazos (l993). Cola­borador assíduo de jornais e revistas paranaenses e nacionais. Foi o responsável pela aquisição da biblioteca do diplomata, ministro e acadêmico Roberto Campos, hoje par­te do acervo da Biblioteca da Universidade Positivo.

Exerceu o cargo de conselheiro de Educação do Paraná em três gestões. De 2001 a 2004 foi representante no Paraná do Programa das Escolas Associadas à UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação.

Tomou posse na cadeira n.º 6 da Academia Paranaense de Letras no dia 8 de maio de 2006, no Teatro Positivo, saudado pelo Acadêmico René Ariel Dotti. (EB)

Patrono: Senador Manoel Francisco Correia Neto (1831-1905)
Fundador: Nestor Víctor dos Santos (1868-1932)
1.º Ocupante: Ulysses Falcão Vieira (1885-1942)
2.º Ocupante: Ernani Guarita Cartaxo (1900-1967)
3.º Ocupante: Francisco Raitani (1897-1971)
4.º Ocupante: Felício Raitani Neto (1917-2000)
5.º Ocupante: Harley Clóvis Stocchero (1926-2005)