Darci Piana nasceu em Carazinho (RS), em 24 de dezembro de 1941, filho de Angelo Piana e Augusta Barzotto Piana. Radicou-se no Paraná ainda na juventude, considerando-se paranaense de coração. Casado com Maria José Piana, teve dois filhos: Eduardo Luiz Piana, precocemente falecido, e Patricia Piana, professora universitária.
É economista, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica do Paraná, e contador, pela Faculdade Econômica e Administração da UFPR. É empresário do comércio. Foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná (Sincopeças); fundador e primeiro presidente da Sincocred – Cooperativa de Crédito do Sincopeças/PR e presidente do Conselho do Paranacidade. Exerceu a superintendência regional da Companhia de Financiamento da Produção no Paraná, entre 1985 e 1987. Foi também, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. É um dos fundadores do Paraná Clube, do qual foi presidente entre 1992 e 1993. Exerce a presidência do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e a vice-presidência administrativa da Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo.
É Cidadão Honorário do Estado do Paraná e das seguintes cidades: Curitiba, São José dos Pinhais, Palmas, Matinhos, Ivaiporã, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Paranaguá, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Pato Branco, Campo Mourão, Apucarana, Maringá e Francisco Beltrão. Recebeu ainda dezenas de outras homenagens no Paraná e no Brasil, destacando-se: Medalha Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Mello, concedida pelo Parlamento Mundial para Segurança e Paz; Medalha do Pacificador “Duque de Caxias”, conferida pelo Exército Brasileiro; Prêmio de “Honra ao Mérito”, pelo consulado francês, pelo estreitamento de relações entre o Brasil e a França; Honra ao Mérito da Associação Giuseppe Garibaldi.
É autor dos livros Nos Passos do Comércio, editado em 2012, e Asas do Comércio, de 2016, com artigos que publicou a partir de 2004, quando assumiu a presidência do Sistema Fecomércio.
Sua atuação em prol da preservação da cultura do Paraná, expressa na restauração do Paço da Liberdade, prédio da antiga Prefeitura Municipal, em Curitiba, transformado em unidade cultural do Sesc, e do Cadeião de Londrina, também devolvido à população como espaço cultural do Sesc, além da promoção de inúmeros eventos, nas áreas de literatura, música, teatro, artes plásticas, incluindo a edição de livros sobre a cultura paranaense, fizeram com que fosse eleito para a Academia em 20 de novembro de 2012. Tomou posse no auditório da Fecomércio com saudação de Ernani Buchmann, em 25 de março de 2013. (EB)
Patrono: Leônidas Fernandes de Barros (1865-1926)
Fundador: Adolpho Jansen Werneck de Capistrano (1877-1932)
1.º Ocupante: Alcindo Lima (1902-1945)
2.º Ocupante: Carlos Alberto Teixeira Coelho Júnior (1894-1969)
3.º Ocupante: Ladislau Romanowski (1902-1997)
4.º Ocupante: Leonilda Hilgenberg Justus (1923-2012)