Filho de Flávio Teodorico Carneiro Guimarães e Balbina Carvalho Guimarães, nasceu em Ponta Grossa no dia 21 de abril de 1891. Fez os estudos fundamentais na cida­de natal e o curso superior em São Paulo, na Faculdade de Direito, colando grau em 1916. Foi um dos primeiros entusiastas do futebol em Ponta Grossa, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Desempenhou as funções de secretário de Estado dos Negócios da Fazenda do Paraná, membro do Conselho Administrativo e presidente da Caixa Econômica Federal. Sua atividade principal, porém, sempre foi a advocacia. Elegeu-se deputado federal em 1934 e, em seguida, a Assembleia Geral conferiu-lhe o mandato de senador. Com o golpe do Estado Novo, em 1937, fechado o Senado, voltou à sua banca de advogado e à assessoria jurídica de várias entidades de crédito. Redemocratizado o país, viu-se eleito à Assembleia Nacional Constituinte, em 1946.

Foi membro da Comissão de Constituição e Justiça encarregada de elaborar o ante­projeto da nova Constituição. Presidiu a Comissão de Família, Educação e Cultura, de Diplomacia e Relações Exteriores, a de Finanças, em substituição ao senador Getúlio Vargas, e a Mista, incumbida do regimento interno.

Reelegeu-se para a presidência da Comissão da Família, Educação e Cultura, dados os seus dotes intelectuais e profundo conhecimento das questões ligadas àquela área. Exerceu ain­da fecunda atividade literária, membro que era do Centro de Letras e de outras instituições do gênero, sendo muito respeitado por seus pares pelas inerentes qualidades pessoais. Atuou intensamente na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, destacando-se por suas posições desassombradas na defesa das liberdades públicas.

Quando se afastou das atividades políticas e representativas, voltou a residir em Ponta Grossa, levando a vida de fazendeiro abastado que era. Conselheiro permanente da comunidade, ouvido em todas as circunstâncias cruciais da cidade, deixou marcas pro­fundas de sabedoria. Faleceu em 10 de dezembro de 1968.

Ingressou na APL em 24 de abril de 1938, saudado pelo acadêmico Raul Gomes. (TV)

Patrono: Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá (1827-1903)
Fundador: Moysés Araújo Marcondes de Oliveira e Sá (1859-1928)
2.º Ocupante: Newton Isaac da Silva Carneiro (1914-1987)
3.º Ocupante: René Ariel Dotti (1934-2021)
4.º Ocupante: Clèmerson Merlin Clève (1958)