Nasceu Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá, em Palmeira, no dia 1.° de junho de 1827. Era filho do alferes José Ca­etano de Oliveira, Barão de Tibagi, e de Querubina Rosa Marcondes e Sá.

Fez os preparatórios em São Paulo e formou-se pela Faculdade de Direito de Olin­da, Pernambuco. Depois de rápida passagem por Curitiba e São Paulo, viajou para a Europa, onde se lhe alargou a experiência profissional. Ao retornar, engajou-se no movimento pela emancipação do Paraná. Criada a província, foi nomeado inspetor da instrução pública. Elegeu-se a seguir, deputado provincial. Exerceu, mais tarde, ou­tros cargos públicos: procurador da tesouraria provincial; deputado geral; ministro da agricultura, comércio e obras públicas; vice-presidente e, em seguida, presidente da província. Foi dos mais atuantes e prestigiosos políticos do seu tempo. Tornou-se líder inconteste do Partido Liberal na Província, mantendo durante longos anos as rédeas do poder.

Agraciado com o título de Conselheiro, foi o último presidente da Província do Paraná no regime monárquico, pois com a proclamação da República viu-se em queda. Não criou transtornos aos republicanos, pois antes mesmo de 15 de novembro já vislumbrava trans­formações na política nacional, tendo orientado seus correligionários para não resistirem às mudanças. Desse modo, o processo de transição no Paraná foi pacífico.

Homem de grande cultura humanística, mesmo detendo a liderança da Província por largos anos, exercia contrafeito a política, cujo desempenho tinha o sentido da con­ciliação, sendo muitas vezes incompreendido. Duramente atacado pelos adversários, sua resposta se traduzia em serviços prestados.

Casou-se em Morretes com Domitila Alves de Araújo. Entre seus descendentes desta­cou-se Moysés Marcondes, seu filho, que lhe escreveu a biografia Pai e Patrono. Após deixar o governo, vitimado por grave enfermidade, foi à Suíça para tratamento de saú­de. Sem obter resultados, faleceu em Genebra no dia 7 de outubro de 1903. (TV)

 

Fundador: Moysés Araújo Marcondes de Oliveira e Sá (1859-1928)
1.º Ocupante: Flávio Carvalho Guimarães (1891-1968)
2.º Ocupante: Newton Isaac da Silva Carneiro (1914-1987)
3.º Ocupante: René Ariel Dotti (1934 – 2021)
4.º Ocupante: Clèmerson Merlin Clève (1958)