Dos mais brilhantes homens públicos de sua geração, era filho do empresário de erva-mate David Carneiro. Nasceu em Curitiba no dia 18 de abril de 1914. Fez o curso fundamental no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Dos mais atuantes políticos da antiga União Democrática Nacional, da qual foi presidente. Destacou-se pela erudição e oratória, numa linha de notável equilíbrio ético.

No governo de Bento Munhoz da Rocha Neto ocupou a Secretaria de Estado da Edu­cação e Cultura (1950 a 1952). Em seguida, nomeado secretário de Estado da Agri­cultura, coube-lhe a primazia de instalar as colônias de Entre-Rios e Castrolanda. Foi presidente da comissão de festejos do centenário do Paraná.

Eleito deputado federal em 1954, exerceu mandatos sucessivos até 1966, impondo-se no Congresso pela significativa inteligência e experiência dos temas do desenvolvi­mento brasileiro. Influiu bastante na formação da política florestal do país.

Como professor e diretor da Escola de Florestas da Universidade Federal do Paraná, cuidou do aperfeiçoamento do ensino e criou o Centro de Pesquisas Florestais, incen­tivando o reflorestamento e a preservação das áreas de mata virgem. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, quando aplicou conhecimentos na defesa da ecologia. Tomou parte, com destaque, em inúmeros congressos interna­cionais, pois falava fluentemente vários idiomas. Alcançou projeção nas letras, tendo sido presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paranaense.

Publicou diversos trabalhos como O Paraná e a Caricatura (1975); A Arte Paranaen­se Antes de Andersen; Iconografia Paranaense, além de outros. Agraciado com várias condecorações nacionais e estrangeiras, morreu em 16 de abril de 1987, vítima de acidente automobilístico na região dos Campos Gerais.

Tomou posse simbólica, post-mortem, por decisão de Assembleia Geral Extraordinária em 1991. (TV)

 

Patrono: Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá (1827-1903)
Fundador: Moysés Araújo Marcondes de Oliveira e Sá (1859-1928)
1.º Ocupante: Flávio Carvalho Guimarães (1891-1968)
3.º Ocupante: René Ariel Dotti (1934-2021)
4.º Ocupante: Clèmerson Merlin Clève (1958)