Filho do General Jorge Augusto Sounis e Angelina de Mattos Sounis, nasceu em Curitiba no dia 19 de janeiro de 1913.

Doutor em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, professor universitário das cadeiras de Microbiologia e de Higiene, sanitarista por especialização, lecionou por cerca de quarenta anos. Ao concluir o curso de Medicina, conquis­tou o cobiçado Prêmio Nilo Cairo, conferido ao candidato melhor classificado.

Membro do Centro de Letras do Paraná, da Academia Paranaense de Medicina, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, do Instituto Histórico e Geográfico, da Sala do Poeta, é nome frequente em diversas antologias poéticas. Conquistava amiúde des­tacada posição em concursos literários.

Além de seus trabalhos voltados para a área profissional, como Bioestatística, Serviço de Arquivo Médico e Estatística, Manual de Higiene e Medicina do Trabalho, Microbio­logia: Curso Prático, Epidemiologia, dois volumes, e duas teses de concurso, ofereceu acréscimo a já volumosa bagagem literária com expressivas manifestações do senti­mento, a poesia: A Sombra das Araucárias, Cantigas da Saudade, Quando o Coração Floresce…, Cantigas de Minha Terra, Devaneios, Momentos de Ternura, Sete Poetas e Tardes de Garoa.

Sua última obra, Vida e Obra do Engenheiro Leão Sounis, focalizou a ação heroica de seu avô, registrando uma determinada passagem pela pena do ilustre historiador Túlio Vargas: “Florianista e republicano, teve relevante participação na Revolução Federalista. Seus ges­tos de nobreza impediram, em várias ocasiões, atos de vindita contra os vencidos. Desig­nado pelo General Pêgo Júnior para dinamitar algumas pontes na Serra do Mar, quando do avanço dos rebeldes em direção ao primeiro planalto, negou-se a fazê-lo de imediato, consciente da importância daquelas obras de arte, até que o comando militar reconside­rasse a ordem.”

Faleceu em Curitiba, no dia 26 de setembro de 1999. Foi recebido na APL pelo acadêmico Ruy Miranda, em 27 de agosto de 1985. (WB)

Patrono: Joaquim Procópio Pinto Chichorro Júnior (1864-1926)
Fundador: Alceu Chichorro (1896-1977)
2.º Ocupante: José Wanderlei Resende (1938-2016)
3.º Ocupante: Luci Collin (1964)